Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno e o município de Horizonte apoia esta ideia. Ontem, (4), o Ambulatório de Aleitamento Materno do HMVRS realizou uma roda de conversa sobre amamentação, práticas e cuidados com mães e pais provenientes do teste do pezinho. O evento seguiu os protocolos de biossegurança, mantendo distanciamento, uso de máscaras e higienização.
Muitas mães encontram dificuldade na hora da amamentação, seja uma questão física ou psicológica, influenciada pelo estresse ou hormônios do pós-parto. Nesse momento, o apoio da família é de grande importância.
Horizonte conta com ambulatório de aleitamento materno e posto de coleta de leite humano. Qualquer mães com dificuldade pode buscar o Hospital e Maternidade Municipal Venâncio Raimundo de Souza e lá terá uma equipe pronta para ajudar.
A amamentação natural e a prática do aleitamento materno garante melhor saúde ao bebê que mama no peito, pois nos primeiros seis meses de vida ele não precisa de nenhum outro alimento.
Estima-se que a amamentação reduz em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos e diminui o risco de a mulher desenvolver câncer de mama em 6%. Segundo o Ministério da Saúde, crianças amamentadas desenvolvem menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites.