A manhã desta terça-feira, 12 de setembro, foi marcada por uma importante discussão sobre prevenção ao suicídio em Horizonte. No auditório da Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde promoveu uma Assembleia Ampliada que reuniu usuários, familiares e profissionais dos Caps AD/Caps geral.
O evento, que traz como tema ” Informando para Prevenir”, teve início com a fala da diretora da Saúde Mental, Tatiana Araújo. Em sua apresentação, Tatiana agradeceu o trabalho realizado pelos profissionais do município e a importância de falar sobre o tema e, principalmente, sobre os mitos. Ressaltou o lema “se precisar, peça ajuda”. “Agradecemos o trabalho realizado pelos profissionais do município, que trabalham incansavelmente para prevenir o suicídio. É importante falar sobre esse tema, principalmente sobre os mitos que o cercam. Queremos desmistificar a ideia de que o suicídio é um ato de fraqueza ou de egoísmo. É um ato de desespero, que pode ser evitado. Se você precisa de ajuda, peça ajuda. Existem profissionais qualificados que podem te ajudar a superar esse momento difícil.”
Em seguida, a enfermeira do CAPS AD, Denise Raquel, realizou uma apresentação e trouxe à tona mensagem de esperança, por meio da música Além do Horizonte. “A música Além do Horizonte traz uma mensagem de esperança. Ela nos lembra que, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre há uma luz no fim do túnel. Se você está pensando em se suicidar, lembre-se que você não está sozinho. Existem pessoas que se importam com você e querem te ajudar. Peça ajuda, não desista.”