Peça cada vez mais demandada para proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, as máscaras caseiras de tecido se tornaram uma grande aliada da população, o que mobilizou os alunos do curso de Corte & Costura do Espaço do Trabalhador, equipamento social da Prefeitura de Horizonte, a dedicarem seu tempo e força de trabalho para produção voluntária de 1.900 máscaras para distribuição gratuita à comunidade na campanha batizada de Espaço do Trabalhador Solidário.
A distribuição das máscaras foi iniciada ontem (7) para pequenos comerciantes locais, trabalhadores do transporte local e profissionais da Assistência Social. Ao longo dos próximos dias, serão entregues máscaras para a população em vulnerabilidade social.
“A campanha Espaço do Trabalhador Voluntário é um gesto de amor que de maneira simples está salvando vidas a partir da prevenção e mostra como a solidariedade é importante em momentos difíceis”, declara o Prefeito de Horizonte Chico César. Esta é uma ação complementar da Prefeitura de Horizonte, que já trabalha na distribuição de 10.500 máscaras de tecido à população, através da Secretaria de Saúde.
Para a aluna Francilene Medeiros, voluntária da campanha, o trabalho feito é gratificante pela sua finalidade. “Deixamos nosso lar para ajudar o próximo. É difícil, mas fazemos com carinho para salvar vidas. Agradeço o espaço que a Prefeitura de Horizonte nos dá para ajudar e fazer o bem ao próximo. É sempre bom fazer o bem!”, afirma.
A campanha não vai parar por aqui. “Daremos continuidade a produção na próxima semana, quando os tecidos chegarem, para continuar fabricando as máscaras que irão proteger nossa população”, informa a secretária de Assistência Social e Trabalho de Horizonte Janaína Chaves.
As quase 2.000 máscaras já produzidas em duas semanas de campanha tiveram apoio da Prefeitura de Horizonte na aquisição do tecido, insumos, equipamento necessário para confecção e logística de distribuição.