Em uma das ações houve simulação de acidentes para chamar atenção dos condutores
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Horizonte (Demutran) realizou blitz educativas durante toda esta semana, de início do Carnaval, para conscientizar os motoristas sobre os comportamentos que se deve evitar e o que fazer para trafegar com segurança. A ação faz parte de um trabalho preventivo desenvolvido pela Prefeitura de Horizonte por meio da Secretaria de Segurança, Cidadania, Trânsito e Transporte.
As ações consistem em um momento em que os agentes param os veículos e por meio de conversa e entrega de material, com dicas para deixar o trânsito mais seguro, sensibilizam os motoristas sobre ter comportamentos corretos e preocupação com os outros motoristas e pedestres.
O agente Joaquim Neto contou como ocorre a abordagem dos motoristas e falou do trabalho, que busca viabilizar uma festa sem incidentes: “O trabalho é voltado para conscientização das questões que envolvem o Carnaval. Se for dirigir não beba, utilize o cinto. São orientações para que não tenhamos acidentes. Toda essa panfletagem é para orientar o condutor sobre boas práticas durante os eventos de Carnaval. É esse o grande intuito”, disse.
De acordo com o agente, a receptividade dos condutores chamou atenção. Apesar da pressa daqueles que se locomoviam para o trabalho ou tinham algum compromisso urgente, todos avaliaram como positiva o momento: “Eles entenderam a importância do nosso trabalho. Como cidadãos e munícipes de Horizonte, sabem da necessidade de que nesses dias de festa na cidade tenhamos zero incidentes de trânsito ”, destacou Joaquim Neto.
“Eu queria que isso tivesse todo dia. Para nós que trabalhamos de motorista de aplicativo é de extrema relevância. Conscientiza a gente e aqueles que trafegam pelas vias, deixa o trânsito mais seguro. Além disso, alerta quem gosta de brincar, que irá sair ou viajar neste carnaval. Se for beber leve uma pessoa para dirigir”, disse Clenilton.
Demais ações realizadas pelo Demutran
Com apoio da Secretaria de Saúde de Horizonte, da Guarda Municipal e da funerária Amor e Paz, foi realizado na terça-feira (06/02) uma blitz educativa de conscientização sobre os perigos da combinação de bebida e direção e do excesso de velocidade, com objetivo de alertar os condutores sobre a importância de não beber antes de dirigir e incentivar práticas seguras.
Durante o momento, houve simulações de acidentes e conversas com os condutores. Quem trafegava pela avenida Presidente Castelo Branco era surpreendido com uma moto caída, um caixão e um corpo coberto com lençol. A atividade marcou o início dos trabalhos sobre segurança de trânsito, que segue durante do o período do carnaval.