Docentes de cinco escolas municipais de Horizonte participaram nesta quarta-feira (15/5) do início do projeto Mundo da Leitura, realizado pela editora Evoluir, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, com o apoio da Prefeitura de Horizonte e o patrocínio da empresa Vulcabras.
As EMEFs José Aldemir Da Silva, Profª. Dione Maria Bezerra Pessoa, Jorge Pereira Da Rocha, Maria Luiza Barbosa Chaves e Fernando Augusto Nogueira receberam, cada uma, um baú contendo 50 livros da editora. Além disso, os educadores participaram de encontros formativos com foco na importância da leitura como ferramenta essencial no processo de aprendizagem e receberam ainda um plano pedagógico com sugestões para a utilização do acervo doado.
“Os projetos de leitura, particularmente voltados para os primeiros e segundo anos do Ensino Fundamental, são de muita importância, porque, neste período, se dá o processo de início de desenvolvimento da leitura. Então, tudo aquilo que vem nessa perspectiva é muito importante para nós e para os professores que trabalham com essas turmas”, elogia a secretária de Educação de Horizonte, Cássia Enéas.
Para a professora da EMEF José Aldemir Da Silva, Edinair Pereira Camurça, o material é um grande aliado no incentivo à leitura. “Além de aumentar o nosso conhecimento com relação a esse mundo da leitura, aumenta também o nosso acervo. E as crianças vão fazer a festa”, celebra.
A gerente de Recursos Humanos da Vulcabras, Viviane Borges, ressalta a importância da contribuição para uma educação de qualidade. “Entendemos que, assim como temos uma biblioteca dentro de nosso local de trabalho, temos que propagar essas ideias de incentivo à leitura não só aos nossos funcionários, mas também ao município, para desenvolver este hábito tão bonito que é o de ler”.
“O projeto propõe a ampliação e a qualificação do acervo literário de escolas, centros culturais e bibliotecas públicas que atendam ao público infanto-juvenil, como forma de democratizar o acesso aos livros. Para isso, traz aos educadores sugestões de estratégias baseadas em modernas tecnologias pedagógicas e que podem ser aplicadas em sala de aula, tanto no Ensino Infantil como no Fundamental”, explica Taciana Begalli, coordenadora do projeto na Evoluir.