Inicialmente estão previstos na chegada da indústria à cidade, a criação de mais de 250 empregos diretos, o que significa desenvolvimento, emprego e renda para o Município.
A pedra fundamental da nova indústria do Grupo J. Macedo, localizada na cidade de Horizonte, no bairro Distrito Industrial, foi lançada na quinta-feira (07/03). Na cerimônia, em que estavam presentes a vice-governadora Jade Romero; o deputado federal Eunício Oliveira; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Salmito Filho; a deputada estadual Jô Farias e toda a diretoria da empresa J Mâcedo, além de outras personalidades políticas do Estado, a Prefeitura concretizou mais uma grande parceria com foco no desenvolvimento econômico do Município.
A cerimônia faz parte de uma série de eventos e inaugurações em comemoração aos 37 anos de emancipação política do município de Horizonte. A gestão municipal acredita que, pela história construída ao longo desses anos, o que não faltam são motivos para celebrar. Por isso, sempre pensando em entregar o melhor para os horizontinos, preparou uma programação arrojada e animada.
“A minha palavra hoje é de gratidão em ter uma oportunidade dessas, ontem Horizonte completou 37 anos e receber esse grande presente [Complexo Industrial da J. Macêdo], sem dúvidas é o maior presente que Horizonte já teve ao longo de sua história. Estamos muito felizes de agora fazer parte da história dos 85 anos da J. Macêdo. Nós cearenses somos muito orgulhosos da história dessa família e do saudoso João Macêdo, este que lá atrás começou tudo isso”, ressaltou o prefeito Nezinho Farias durante o evento.
O empreendimento consiste na construção de um Centro de distribuição de alimentos que atenderá o Norte e Nordeste. Estima-se um investimento total superior a R$ 500 milhões na primeira e segunda fase. Inicialmente estão previstos na chegada da indústria à cidade, a criação de mais de 250 empregos diretos, o que significa desenvolvimento, emprego e renda para o Município. “Quero dizer ao Grupo J. Macêdo que vocês tiveram a oportunidade de escolher o melhor município para investir. Aqui nós vamos ser parceiros, sempre buscaremos ajudar e temos o desejo de ver a empresa crescer e continuar gerando empregos”, reforçou o prefeito em sua fala.
De acordo com o diretor presidente do Grupo Irineu José Pedrollo, Horizonte oferece condições excepcionais para a instalação do novo empreendimento. O município se destacou em condições, infraestrutura e em outros pontos analisados pela J. Macêdo. A moderna indústria de alimentos vai ter uma produção importante de massas e misturas, que atenderão as regiões norte e nordeste do Brasil.
“Hoje é o marco inicial de uma obra muito importante para nossa empresa, para o município de Horizonte e para o estado do Ceará. Celebramos a primeira fase da construção de um complexo arrojado, um novo complexo industrial de classe mundial. Aqui usaremos a maior tecnologia de produção de massas do mundo, que buscamos na Itália. Quando esse complexo industrial entrar em operação no final de 2025, teremos aqui a mais moderna indústria de produção de massas das Américas, uma referência mundial no setor. O investimento inicial de mais de R$ 200 milhões mostra a confiança dos acionistas e da administração da J. Macêdo no estado do Ceará e no município de Horizonte”, destacou Irineu José Pedrollo.
A vice-governadora Jade Romero comentou sobre a chegada desse novo complexo industrial no município de Horizonte e no Ceará. “É uma alegria poder acompanhar mais um investimento no estado do Ceará, agora de uma empresa cearense com seus 85 anos de história e que toma a decisão acertada de seguir investindo em seu estado de origem. Além das inúmeras vantagens competitivas que o Ceará oferece, acredito que o Grupo J. Macedo, criada por cearenses, sabe da força do nosso povo, da sua resiliência e força de trabalho, que é incansável…”, disse.
Infraestrutura e desenvolvimento econômico de Horizonte
As empresas que chegam ao Município encontram infraestrutura moderna, incentivos fiscais e econômicos para inserção no semiárido (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE e Programa de Industrialização de Horizonte – Progredih), desenvolvimento acelerado, ambiente favorável para negócios, de iniciativas inovadoras e sustentáveis, gestão de referência, mão de obra qualificada, melhor qualidade de vida e governança assertiva.
Além disso, a geolocalização de Horizonte chama atenção de setores da economia por se encontrar num grande hub de comunicação – com cabos submarinos de fibra óptica, cinturão digital, ampla conectividade, elevado potencial de energias renováveis, eólica e fotovoltaica – hidrogênio verde, regularização e oferta de água – transposição do rio São Francisco, dessalinização. Sem falar no modal aéreo internacional, portuário marítimo de alto padrão – Pecém e Mucuripe.
Empresas com atuação mundial que estão instaladas em Horizonte – Grupo Edson Queiroz, Klabin, Santana Textiles, Brilux, Grupo Teles, Irmãos Almeida, Arcaplast, Mabel Imports, Concepcion Group / BMG Foods e a Vulcabrás (empresa que produz calçados e material esportivo para grandes marcas do mercado) é a multinacional que tem em torno de 15 mil funcionários, a chegada da fábrica ainda no fim dos anos de 1990 contribuiu para o crescimento econômico e populacional de Horizonte.
Sobre o Grupo J. Macêdo
Com quase 85 anos de história, a J.Macêdo é uma das maiores e mais respeitadas empresas de alimentos do Brasil, referência nacional no segmento de farinhas de trigo, líder em misturas para bolos e a segunda maior Companhia de massas alimentícias, presente na casa de milhões de brasileiros. O Grupo atua em categorias como farinhas de trigo, massas, misturas para bolo, fermentos, biscoitos, salgadinhos e sobremesas. Entre suas marcas de destaque estão: Dona Benta, Sol, Petybon, Brandini e Boa Sorte.