O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou na última sexta-feira (1/11) o resultado do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. Horizonte foi apontada como a quinta melhor cidade do Brasil no quesito de implementação de políticas públicas de saúde bucal, entre os municípios com população entre 50.001 e 100.000 habitantes.
O CFO levou em consideração critérios como investimentos na área, número de profissionais e atuação nas atenções primária e especializada, entre outros, que foram avaliados pela instituição.
Horizonte realiza uma série de ações e estruturações que garantem atendimento integral em saúde bucal. Profissionais da área integram o Conselho Municipal de Saúde, e a coordenação é realizada por um especialista em Saúde da Família. Com 100% de cobertura na Atenção Primária à Saúde (APS), o município realiza planejamento contínuo e reuniões técnicas mensais para aprimorar os serviços.
A Equipe de Saúde Bucal (ESB) promove visitas domiciliares, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, além de contar com uma cirurgiã-dentista que atende, junto ao EMAD, pacientes acamados e em cuidados paliativos, mensalmente. Em colaboração com o Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPS Geral), há um projeto de matriciamento em saúde mental, reforçando o suporte psicológico na APS.
No Programa Saúde na Escola, são realizadas atividades como aplicação de flúor, escovação supervisionada e educação em saúde. A ESB também promove ações de prevenção ao câncer bucal e participa do programa Mais Saúde, com atendimento estendido em seis unidades de saúde.
A população das localidades de Gameleira, Carnaubal, Croatá, Área Verde e Catu recebe atendimento por meio do Odontomóvel. Além disso, o município conta com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que oferece serviços em Endodontia, Cirurgia Oral, Periodontia e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Horizonte também mantém a fluoretação da água e registra notificações de acidentes de trabalho envolvendo profissionais da área odontológica, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).