A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa para rebanhos bovinos e bubalinos está em reta final em Horizonte. Nesta segunda etapa da Campanha, produtores rurais têm até 30 de novembro para realizarem a vacinação em seus rebanhos de 0 a 24 meses de idade.
A vacina deve ser adquirida pelo próprio produtor que, em seguida, deve levar a Nota Fiscal como comprovação à Superintendência de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária, onde será emitida uma declaração de vacinação.
O atestado livre de febre aftosa é um importante para permitir a comercialização e exportação dos produtos de origem animal.
Ao longo dos meses de maio e novembro, a Prefeitura Municipal de Horizonte, através da Superintendência de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária e em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e Empresa de Assistência Técnica em Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realizou campanha de conscientização e incentivo aos produtores rurais para vacinarem seus rebanhos.
A Febre Aftosa é uma enfermidade aguda e altamente contagiosa que afeta os animais biungulados (casco com duas unhas). Os bovinos, ovinos, suínos e caprinos são os mais susceptíveis a ela. À princípio causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), inquietação, salivação (babeira), dificuldade de mastigar e engolir alimentos, tremores, queda da produção de leite, dor nos tetos ao ordenhar ou amamentar, ferimentos nos pés e manqueira.
A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares.