Absorventes serão entregues gratuitamente nas escolas, nos Cras e nos postos de saúde
Em mais uma ação de promoção da saúde, inclusão e cidadania, a Prefeitura de Horizonte lançou o Programa “Dignidade íntima”, na sexta-feira (19/08), no auditório da Secretaria de Educação. Mais de 5 mil jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, com idade a partir dos 10 anos, receberão absorventes, mensalmente. O programa foi idealizado pela Secretaria de Educação e será realizado em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência, Igualdade e Desenvolvimento e Inclusão Social.
Na ocasião, o Prefeito Nezinho Farias falou sobre a promoção de políticas públicas que assegurem a dignidade menstrual. “É necessário garantir a saúde da mulher. Precisamos falar sobre o assunto com respeito e compreensão, sempre assegurando uma vida mais digna às mulheres de Horizonte. O acesso a higiene é uma questão de saúde pública. É fundamental. Nosso compromisso sempre será o de oferecer serviços que atendam a todos”, explicou.
Por meio de campanhas informativas sobre a importância da política municipal de distribuição de absorventes íntimos, rodas de conversas e palestras educativas a serem realizadas, os absorventes serão entregues gratuitamente nas escolas, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos postos de saúde, a partir desta segunda-feira (22/08).
O programa irá atender mulheres de três eixos:
- Educação: meninas e meninos transgêneros com idade entre 10 e 14 anos, regularmente matriculadas na Rede Municipal de Ensino;
- Saúde: mulheres e homens transgêneros atendidas pela política pública de saúde, vinculada ao Cadastro Único, mesmo sendo dependente;
- Assistência: mulheres e homens transgêneros que estejam inseridos nos critérios específicos da vulnerabilidade social, incluídos no Cadastro Único.
O lançamento do Programa “Dignidade íntima” contou com a presença das secretárias Marcelha Pinheiro (Assistência), Lúcia Gondim (Saúde) e Cassia Éneas (Educação), além de diretores escolares, representantes da rede municipal de saúde, da assistência social e vereadores.
O Programa “Dignidade Íntima” foi instituído pela Lei 1.450/2021 e sancionada no dia 25 de outubro de 2021, com a proposta de promover as ações da Política Municipal de Dignidade Menstrual e Ação de Higiene Intima da mulher em situação de vulnerabilidade social e das estudantes da Rede Pública de Ensino.