Neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marca-se os 20 anos de mobilização em torno do tema, sendo uma conquista na luta pelos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.
Em Horizonte, esse trabalho é desenvolvido ao longo de todo o ano pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que leva informações sobre os direitos das crianças e adolescentes em palestras e rodas de conversa nas escolas, nos Centros de Referência (Cras) e em blitz nos principais pontos da cidade, e atua junto a outros órgãos, como o Conselho Tutelar, para vigiar e garantir a toda criança e adolescente horizontino o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livres de qualquer violência, discriminação e abuso.
Anualmente, nesta data, é organizada uma grande passeata. Este ano, devido o contexto de isolamento e distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus, as ações de conscientização acontecerão pelas redes sociais, com vídeos e materiais de divulgação.
Nice Albuquerque, coordenadora do Creas, chama atenção para casos de abuso sexual, exploração do trabalho infantil, violência e abandono durante este momento de pandemia. “Esse tipo de violência geralmente é praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio. É preciso estar atento para proteger nossas crianças e adolescentes e ter a coragem de denunciar”, declara.
Para denúncias, ligue:
Disque 100,
Conselho Tutelar (85) 9-8879-9202
Creas (85) 9-8865-5830 / 9-9230-6376
Delegacia Civil (85) 3336-6164