A Prefeitura de Horizonte realizou nesta quinta-feira (16/5) a cerimônia de entrega da reforma e da ampliação da EMEF Francisco Xavier de Freitas, no bairro Buenos Aires 2. Foram construídas mais seis salas de aula, dobrando a capacidade da escola, que teve espaços revitalizados e com novas sinalizações.
A dona de casa Liviane de Castro Silva, 26 anos, celebrou a mudança. Agora, seus filhos Douglas e Vitória, que já são alunos do Francisco Xavier de Freitas, poderão permanecer na escola por mais anos. “É uma oportunidade a mais deles continuarem. Os meninos aprendem direitinho, são bem tratados”, elogiou ela.
O diretor da escola, Cleuson Lima, também comemorou a reforma. “A ampliação era necessária, pois a quantidade de alunos havia aumentado. Hoje, todos veem que é uma escola bonita. Temos sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de leitura; enfim, tudo o que a comunidade merece”, disse.
A parceria com a comunidade foi um fator bastante reforçado pela secretária de Educação, Cássia Enéas. “Não é simples nós iniciarmos uma ampliação com a escola em funcionamento. Para que isso aconteça, é preciso que compreendam a importância de uma ampliação para uma escola na comunidade. Então, todos aqui estão de parabéns pela forma como conduziram essa ampliação, de como ajudaram e compreenderam que, quando você amplia uma escola, você melhora os serviços, você amplia os espaços educativos e você traz e proporciona o maior número de matrículas. Quem ganha são os alunos, são as famílias”, destacou.
O prefeito Nezinho Farias demonstrou atenção com o ensino dos moradores do bairro. “É nossa obrigação de oferecer as melhores condições, com uma estrutura de qualidade, para os horizontinos”, pontuou o gestor.