Valorização, democratização e descentralização da cultura são os pilares do Projeto “Horizonte Cultural: Cidade de Todas as Culturas”. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Cia Prisma de Artes. O projeto foi lançado nessa quarta-feira (24/08), às 17h, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu).
O projeto irá realizar capacitação de artistas, oficinas, cursos livres e aulas gratuitas, nos mais diversos segmentos culturais. Além da formação, o projeto levará espetáculos e atrações culturais de múltiplas linguagens artísticas, tanto à Sede quanto aos Distritos, de forma gratuita. A proposta é destacar a força e expressão da cultura presentes na cidade.
Itaciana Andrade, Secretária de Cultura e Turismo, destaca que esse projeto é a realização de um sonho e que foi planejado com todo amor e cuidado pela equipe da pasta. “Esse é um momento muito desejado pelo nosso município, pela nossa gestão. Estou muito feliz. Desde que assumimos a secretaria, meu maior desejo sempre foi expandir a cultura para os quatro cantos de Horizonte. Hoje, o sonho está se materializando”, comemorou.
A previsão é de que as ações comecem em setembro e sigam até dezembro. As atividades acontecerão de forma descentralizada, sempre levando diferentes expressões artísticas para espaços públicos de Horizonte.
Raimundo Moreira, Presidente da Campainha Prisma, falou da importância de a cultura permear todos os lugares de Horizonte. “Assim como saúde, segurança, educação e esporte, a cultura precisa atingir a comunidade em geral. Por isso, vamos oferecer diversas atividades, para todas as idades, desde as crianças até a terceira idade. Esperamos que as ações cheguem a cada um dos horizontinos”.
Entre as ações planejadas para o “Horizonte Cultural: Cidade de Todas as Culturas” estão:
apresentação de artes cênicas para crianças e adolescentes; sessões de cinema abertas a comunidade, como forma de valorização e popularização desta arte; atividades literárias nas bibliotecas municipais como meio de incentivo à leitura; esporte e dança para promoção da saúde e bem estar; palestras voltadas ao público jovem abordando temas relevantes que favoreçam o pleno desenvolvimento e protagonismo da juventude; sessões de troca de saberes que contribuirão para o fortalecimento da memória da cidade e valorização dos momentos de convivência entre pessoas da terceira idade e os jovens da cidade.
As atividades serão desenvolvidas com apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria da Assistência, Igualdade e Desenvolvimento e Inclusão Social.