Em mais uma etapa da implantação da Casa da Mulher Horizontina, foi realizada uma capacitação para profissionais do Serviço Social e da Segurança Pública, entre outros setores, para instruir sobre como acolher as usuárias que procurarem o espaço. Ela aconteceu nesta segunda-feira (20/5), no Centro Cultural Tasso Jereissati.
O treinamento foi ministrado por Raquel Andrade, secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Ceará. Ela ressaltou a importância de se ter um equipamento como a Casa no município: “A assistência social, a saúde, a educação e a segurança pública, em âmbito municipal, passam a integrar suas iniciativas para construir uma política pública sólida, eficiente, e que alcance realmente as mulheres, porque nós temos um problema de subnotificação muito grande. Em muitos municípios, quando o índice está baixo, não é porque não tem violência; é porque as mulheres não têm onde denunciar”.
A secretária elogiou Horizonte por tomar a iniciativa de implementar a Casa da Mulher no município. “Os municípios deram as mãos com o Estado para que a gente possa enfrentar essa problemática, que é mundial. Parabéns a Horizonte, que é estratégico para as políticas de apoio à mulher”, disse Raquel.
O evento contou ainda com a participação do Tenente Coronel Mendes, do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), da coordenadora da Divisão de Proteção ao Estudante do Departamento de Grupos Vulneráveis, Delegada Monique Teixeira, da Assistente Social do 1° Juizado da Mulher de Fortaleza, Waleska Leite, de Antônio Lopes, da Defensoria Pública, e de Paulo Roberto, do Ministério Público do Ceará (MPCE).
“Esse momento de formação, de capacitação da rede de atendimento e da rede de proteção é o qual vai ser criado o fluxo para que essa mulher que precise ser acolhida pela Casa possa passar seguramente em qualquer situação de violência ou de ameaça, que ela nos procure enquanto referência para o serviço das mulheres”, detalhou a secretária de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social, Ana Paula Cristóvão.
Representando a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a deputada estadual Jô Farias reforçou a importância de se ter um espaço para acolhimento de mulheres. “Tenho certeza de que a equipe estará de braços abertos, de forma correta, para que a gente possa auxiliar as mulheres que precisem”, destacou.