Mais reforços para a saúde de Horizonte: foram empossados nesta sexta-feira (3/5) 10 agentes de endemias e 15 agentes comunitários de saúde. A cerimônia aconteceu no Auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados e contou com a presença de familiares dos novos servidores, secretários, representantes do Poder Legislativo local e estadual, além do prefeito Nezinho Farias e do vice-prefeito Rafael das Casas.
Nezinho ressaltou as responsabilidades dos, agora, servidores públicos. “Cada cidadão tem seus problemas, suas dores. Por isso, é preciso tratá-los bem e ser empáticos, para que eles os reconheçam como pessoas que fazem um serviço de qualidade”, destacou.
O vice fez votos de bom início aos presentes. “Que vocês possam desempenhar com maestria a função que, neste momento, estão sendo convocados a fazer”, sentenciou.
A deputada estadual e primeira-dama do município, Jô Farias, destacou a função dos agentes como colaboradores para um serviço público de qualidade: “Eles são os primeiros a estarem dentro da casa das pessoas, ouvindo-as, e isto ajuda bastante, pois serve de subsídio tanto para a gestão municipal quanto para a estadual.”
Maria José Costa foi escolhida para representar os agentes comunitários de saúde no ato da posse. Ela não conseguia esconder a alegria de estar ali e de, principalmente, iniciar o novo ofício. “Sou horizontina de nascimento e espero, em Deus, dar o meu melhor para a minha população”, disse, com orgulho.
Outro que demonstrou felicidade foi Francisco Daniel Barroso Lima, representante dos agentes de endemias. Ele já trabalhava como celetista, mas, segundo ele, o esforço e os estudos valeram a pena (‘noites e dias”, disse) para alcançar a nova categoria trabalhista. “Hoje, sou muito grato em poder somar, para contribuir cada vez mais com a saúde do município”, ressaltou.
De fato, o papel destes profissionais é fundamental para a promoção da saúde. “Os agentes comunitários são elos entre famílias e o serviço de saúde, através da prevenção de doenças. Em relação aos agentes de endemias, eles têm um papel crucial prevenindo e controlando doenças endêmicas através do monitoramento dos casos e do controle dos vetores”, detalhou Ana Cláudia França, secretária de Saúde de Horizonte.