Filtre por categoria
18 de março de 2020 Saúde

Secretaria de Saúde de Horizonte informa situação do atendimento e providências nesta quarta-feira, 18 de março

O secretário de Saúde de Horizonte, Everardo Cavalcante, informa à população que Horizonte não tem NENHUM CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS (COVID-19). O Município registrou hoje (18/03), até 19 horas, seis casos suspeitos da doença Covid-19. Foi coletado material para a realização de exames SWAB em quatro pacientes, mas o resultado ainda não tem prazo para divulgação. Todos os pacientes passam bem, foram orientados a retornar para suas casas e estão em monitoramento domiciliar.

O dia de hoje na Secretaria de Saúde de Horizonte foi de planejamento e organização das equipes. Todos os servidores participaram de uma reunião com o secretário para discutir as principais providências que serão adotadas nas unidades e reforçar a importância de notificar todos os casos suspeitos. Ficou decidido que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão os casos de gripe mesmo sem agendamento prévio em pelo menos um dos turnos. O médico da UBS deverá orientar se o paciente poderá retornar para sua casa ou, em se tratando de casos graves, ser encaminhado à UPA.

O Conselho Municipal de Saúde se reuniu e autorizou a Secretaria de Saúde a direcionar recursos para a compra de insumos, tais como máscaras, luvas, álcool gel, entre outros. Essa medida agilizará a aquisição de materiais necessários à segurança dos profissionais e da população que busca atendimento.

Outras providências:

As Unidades de Saúde funcionarão normalmente na sexta-feira, dia 20/3, apesar do Ponto Facultativo para os demais servidores da Prefeitura.

A equipe de Vigilância Epidemiológica estará de plantão neste feriado de quinta-feira (19/03) para dar o suporte necessários aos casos suspeitos.

A Secretaria de Saúde vai distribuir kits com máscaras e álcool gel para 100% dos servidores da Saúde que estarão à serviço. A entrega começará na sexta-feira (20/03).

O Município recebeu hoje a doação de 1.500 litros de água sanitária e álcool gel do Grupo Raymundo da Fonte. Esse material será para uso exclusivo nas Unidades de Saúde.

Os tratamentos odontológicos nas UBSs de Horizonte serão suspensos pelos próximos 15 dias. As equipes só atenderão casos de urgência e emergência.

O Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) de Cascavel suspendeu todos os atendimentos pelos próximos 15 dias.

O transporte para usuários em tratamento só estará disponível para paciente oncológicos que necessitem fazer radioterapia ou quimioterapia e para os pacientes em hemodiálise.

Em nome da transparência, diariamente, ao final da tarde, a Secretaria de Saúde passará as principais informações sobre o coronavírus em Horizonte.