Horizonte esteve representada no XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado de 21 a 24 de maio em Curitiba (PR). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, apresentou o trabalho “Bordando Memórias: inovação digital para preservação da cultura quilombola”.
O projeto é uma iniciativa inovadora que combina o bordado ancestral com a tecnologia digital para reconhecer e visibilizar a cultura e a história da Comunidade Quilombola de Alto Alegre, em Horizonte. “É um projeto que une o bordado à sua cidade”, define a secretária de Educação, Cássia Enéas.
Além dela, estiveram presentes na comitiva horizontina a representante técnica das Cidades Educadoras, Grecya Pereira Barros; a assessora pedagógica da Educação do município, Cris Castro; e a representante do Coletivo Bordando Resistências, Edilene Silva. O congresso envolveu 129 cidades de 13 países e proporcionou troca de experiências e boas práticas entre cidades comprometidas com a construção de ambientes educadores, onde a educação transcende os limites da escola e permeia todos os aspectos da vida urbana.
“Nós, enquanto cidade educadora da Região Nordeste, do estado do Ceará, temos um compromisso com essa pauta de se perceber uma cidade em movimento, que precisa, antes de qualquer coisa, construir desenvolvimento com humanidade e com felicidade. E aqui a gente vem para somar, para escutar, para aprender muito com as outras Cidades Educadoras e voltar para Horizonte realimentadas”, pontuou a secretária.