Mais de cem pessoas se reuniram para participar da Pedalada pela Paz, evento alusivo realizado em comemoração pelos 30 anos de Horizonte, no dia 6 de março. Os ciclistas saíram da Praça dos Zumbis e pedalaram cerca de 30 minutos até o Estádio Domingão. Autoridades municipais estiveram presentes no passeio e a primeira-dama e secretária de cultura, Vania Dutra, realizou o sorteio de sete bicicletas, doadas por comerciantes da região, pelo ex-prefeito, Nezinho e pelo prefeito Chico César.
O auxiliar de produção Nelson Matias, 31, foi um dos participantes. Acordou cedo no feriado para participar da Pedalada. Para ele, além de se exercitar, o evento é uma oportunidade de fazer parte das comemorações pelo aniversário do Município.
Ruan Alves, de apenas 4 anos, estava ansioso para começar a pedalar. Ele acordou às 5h para garantir a vaga no evento e tentar ganhar uma bicicleta nova. “Eu gosto de andar de bicicleta e também quero ganhar uma no sorteio”.
Chico César afirmou que em 2018 a prefeitura pretende realizar um evento ainda maior, com a pedalada e uma corrida de 6 km. “Esta ação é uma maneira de motivar os cidadãos a participarem das atividades de maneira saudável. É uma forma de estimular as pessoas a praticarem exercícios”.
A Prefeitura também escolheu o dia 6 de março para lançar, no Estádio Domingão, o Projeto Horizonte Olímpico. Com iniciativa da Secretária de Esportes em parceria com a Secretária de Educação, o programa visa desenvolver atletas e dar mais educação a jovens horizontinos. O evento também serviu para homenagear atletas de relevância para o município.
O “Horizonte Olímpico”, projeto em parceria com o governo federal, contará com professores mestres que atuarão cem horas mensais para acompanhamento das atividades. O secretário de esporte, Eduardo Diógenes, afirma que o Projeto irá “democratizar o acesso ao esporte”, trabalhando as categorias de base do futebol, voleibol, handebol e atletismo.
“Um dos objetivos é criar talentos para que, futuramente, Horizonte conte com seleções formadas por horizontinos. Percebemos que temos grande potencial para desenvolver o esporte. Temos recursos humanos, espaço físico, só faltava organizar isso. Vamos inscrever os alunos, iniciar as atividades, posteriormente selecionar alguns jovens e trabalhar intensamente a performance esportiva deles”, conta. Dudu ressalta que também serão realizados o acompanhamento do rendimento escolar e de saúde dos jovens participantes, com o auxílio da Secretaria de Saúde.
O prefeito Chico César revelou que o Projeto Horizonte Olímpico era um grande sonho para a cidade e pretende, com a ajuda dos secretários e todos os envolvidos, alcançar as metas do Programa. “Podemos medir o desenvolvimento de uma nação através do nível do esporte dela. Gostaríamos de ver nossos jogadores nos limites da cidade, mas também lá fora, em times nacionais e internacionais”, expõe.
Para o secretário de educação, Reginaldo Cavalcante, o programa será uma oportunidade para os jovens usarem mais e melhor a estrutura das escolas. Reginaldo lembra que já existem 16 projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, contudo, o Horizonte Olímpico será de grande valia para a educação local. “Quando os jovens se envolvem nas seleções esportivas, percebem que deverão estudar mais, além disso, eles irão se espelhar nos professores disponíveis para programa, que são grandes mestres”.
Mérito esportivo
No evento, foram homenageados esportistas de relevância para Horizonte. São eles: Antônio Raimundo Felix, Francisco Gomes da Silva, Francisco Rogério dos Santos, Jeová Vinicius Carvalho, Luis André Queiroz de Almeida, Evanildo Vieira Moreira, Iraldo Pereira da Silva, Ivilânia de Sousa Ferreira, Rubens Amauri de Lima, José Cleison da Silva, José Edson da Silva, Reginaldo Jorge da Silva, Antônio Ricardo da Silva, Gleidson Melo Xavier, Maria Lopes Coelho, José Nilton da Silva, Francisco Olímpio e Celso Alves da Silva.
Um dos grandes homenageados foi o Coordenador de Esporte Amador, Celso Alves da Silva. Chico César também homenageou o ex-jogador de basquete e ex-funcionário da prefeitura, Francisco Moésio de Almeida, falecido na ultima sexta-feira, 3. O prefeito pediu um minuto de silêncio e entregou rosas à Erinelma da Silva Braga, esposa de Moésio.