Prefeito

Nezinho Farias

Natural de Pentecoste, no Ceará, Manoel Gomes de Farias Neto, mais conhecido como Nezinho, tem mais de 30 anos dedicados à política, com uma história profissional e de vida que se mistura com a história do município de Horizonte.

 

Em 1988, na primeira eleição da cidade recém-emancipada, foi eleito vereador, e no pleito seguinte, prefeito. Fez uma gestão voltada para o povo e marcada pelo desenvolvimento do polo industrial e pela implantação do Programa Saúde da Família.

 

Em 2005, voltou à gestão municipal como vice-prefeito, sendo eleito prefeito em 2008 e reeleito em 2012. Nesses oito anos, Nezinho fez uma gestão transparente, intersetorial e marcada pela participação popular, reconhecida pela excelência no serviço público e pela valorização dos profissionais. Um trabalho em equipe, que resultou na construção de 12 centros de educação infantil, seis escolas, 18 praças, 12 unidades de saúde, mais de 2.000 unidades habitacionais, entre tantas outras ações.

 

Entre as certificações recebidas em reconhecimento pelo trabalho estão o título de Prefeito Amigo da Criança, da Abrinq, todas as edições do Selo Unicef – Município Aprovado e a Certificação de Cidade Educadora, da Aice, além de ter sido eleito 12 vezes entre os 30 melhores Prefeitos do Estado do Ceará pela PPE. Vale destacar ainda que, ao final de seu terceiro mandato, uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que 86% da população horizontina avaliava a gestão como ótima ou boa e que 93% aprovava a forma como a cidade era administrada.

 

Em 2018, foi eleito deputado estadual, com mais de 49 mil votos, em 137 cidades. Com dois anos de mandato como deputado estadual, Nezinho Farias teve sua gestão marcada por muito trabalho. Ele foi um dos mais atuantes da Assembleia e os números comprovam isso. Nezinho foi membro de 09 comissões, de três frentes parlamentares, incluindo a criação/coordenadoria da Frente Parlamentar pela Superação da Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência, e autor de seis leis, 45 projetos e 268 requerimentos.

 

É de Nezinho Farias a lei que obriga as escolas a concederem descontos nas mensalidades durante uma pandemia. Também é dele a lei que regulamenta os jogos eletrônicos e a que obriga as faculdades a devolverem o dinheiro da matrícula ao aluno que desistir do curso  ou solicitar transferência antes do início das aulas.

 

Como deputado, Nezinho também teve uma participação importante da luta contra o Covid. Além da lei dos descontos e de outras ações, ele realizou diversas articulações para doações de EPIs, respiradores e produtos de higiene e doou um milhão de reais em emendas para as ações de combate ao novo vírus.

 

É casado, desde 1979, com Jô Farias, pai de três filhos e avô. Essa forte estrutura familiar o inspira a atuar no que faz de melhor: ouvir e atender as necessidades do povo.