O Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos (CACE) oferece aos estudantes público alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidade e Superdotação) bem como àqueles com dificuldade no processo de aprendizagem, serviços de atendimento especializado de alta qualidade, com o objetivo de favorecer o processo de inclusão escolar destes estudantes. O que há de melhor em atendimento clínico, terapêutico e educacional para estudantes de Horizonte com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem. Além disso, desenvolve ações que promovem visibilidade à luta de pessoas com deficiência por garantia de direitos e ocupação e participação nos diferentes espaços sociais. Os profissionais do CACE também desenvolvem atividades de apoio aos professores e familiares seja através de diálogo com a intenção de orientar sobre como lidar em situações específicas, seja através de palestras e lives abordando temáticas referentes ao desenvolvimento e aprendizagem destes estudantes.
O espaço físico da instituição tem capacidade para realizar cerca de 1000 atendimentos por mês, sempre no contraturno escolar, garantindo que este serviço da Educação Especial não se configure como substitutivo à escolarização no ensino regular. Os serviços oferecidos no CACE têm beneficiado crianças e adolescentes com deficiência regularmente matriculada na rede pública de ensino de Horizonte. No espaço, tudo é adaptado às necessidades dos estudantes, A estrutura do prédio foi construída e organizada na perspectiva de garantir acessibilidade aos estudantes com mobilidade reduzida, deficiência visual, e ainda àqueles que utilizam cadeiras de roda na locomoção. Conta com móveis apropriados, brinquedos educativos, jogos pedagógicos, informática educativa, pátio de convivência e piso tátil para pessoas com deficiência visual se locomoverem com autonomia pelos diferentes espaços, que inclusive são sinalizados em Braile e Libras.
Conta com uma equipe multidisciplinar e com equipamentos importantes, como a Sala de Atividade da Vida Diária (AVD), que reproduz o ambiente interno de uma casa, na qual os estudantes aprendem a desenvolver tarefas cotidianas – o que promove sua autonomia e reitera a capacidade de pessoas com deficiência serem independentes e de exercerem funções sociais. Os serviços oferecidos são considerados referência no estado cearense.
Para ter acesso que o estudante seja acompanhado por um ou mais serviços no CACE, ele precisar estar matriculado na rede pública municipal de ensino de Horizonte, ter frequência regular e residir no município. O encaminhamento ao CACE pode ser realizado pelos serviços da saúde, de Assistência, pelas instituições escolares através de instrumental próprio ou ainda por demanda espontânea da família. Não é obrigatório o estudante ter diagnóstico médico para iniciar o acompanhamento na instituição, mas sim a identificação de sua necessidade. Por isso, para iniciar qualquer atendimento, faz-se necessário que família e estudante participarem de uma avaliação realizada por um especialista da instituição. O agendamento é feito diariamente, de acordo com a demanda.
O que o Centro oferece:
– Terapia Ocupacional: estimula habilidades, facilitando o desenvolvimento das tarefas cotidianas.
– Fonoaudiologia: trabalha com as funções orais.
– Psicomotricidade: potencializa o processo de desenvolvimento da criança por meio do trabalho com o corpo.
– Psicopedagogia: auxilia no processo de investigação das dificuldades ou transtornos de no processo de aprendizagem.
– Imprensa Braile: disponibiliza recursos didáticos para estudantes com deficiência visual, oferece alfabetização em braile, orientação e mobilidade e tecnologias assistivas.
– Psicologia: trabalha o comportamento humano e os processos mentais a fim de melhorar as relações sociais.
– Musicoterapia: trabalha o desenvolvimento da coordenação motora e as funções cognitivas, ampliando as relações sociais e cultivando as habilidades musicais.
– Informática Educativa: Utiliza o computador como mecanismo para estimular aspectos cognitivos.
– Atividades de Vida Diária (AVD’s): são realizadas em uma sala que reproduz o ambiente interno de uma casa, onde o aluno com deficiência aprende a desenvolver tarefas cotidianas.
O Cace funciona na Rua Bernardo Barnabé Brito, 80 – Parque Diadema.
Contato: (85) 99214-9589
E-mail: [email protected]
Redes sociais: Facebook e Instagram – CaceHorizonte