A Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, iniciou nesta quinta-feira (07/08) uma importante ação de saúde e proteção animal contra o calazar (leishmaniose visceral). A atividade está acontecendo no Mercado Público de Horizonte, e segue até amanhã, sexta-feira (08/08).
Durante a ação, está prevista a distribuição gratuita de 300 coleiras repelentes, que protegem os cães da infecção pelo mosquito-palha, transmissor da doença, além da proteção contra pulgas e carrapatos. As coleiras antiparasitárias são produzidas com material de alta qualidade, não têm cheiro, não agridem os pelos dos animais e proporcionam conforto, além de protegerem também contra pulgas e carrapatos.
O encoleiramento contribui para a saúde pública, reduzindo o risco de transmissão de doenças para outros animais e humanos.
Para participar, é necessário levar o pet e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A iniciativa reforça a importância da prevenção da leishmaniose visceral, doença grave que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos.
Essa ação reforça o compromisso da Prefeitura de Horizonte com a saúde pública e o bem-estar animal.
Leishmaniose Visceral Canina (calazar)
A Leishmaniose é transmitida por picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito-palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: crescimento exagerado das unhas, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.
O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material que possa facilitar a criação do mosquito.