A Jornada Pedagógica representa um momento fundamental de reflexão, formação e planejamento para toda a comunidade educacional
Entre os dias 29 de janeiro e 02 fevereiro, a Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Educação, realiza a Jornada Pedagógica 2024 na rede municipal de ensino de Horizonte. O evento conta com o tema: “Construindo uma educação acolhedora e plural”, além disso, dá o pontapé inicial em mais um ano letivo. Os dois primeiros dias aconteceram de forma remota. Zelma Madeira, Secretária da Igualdade Racial do Ceará, ministrou a palestra magna.
“A Jornada Pedagógica representa um momento fundamental de reflexão, formação e planejamento para toda a comunidade educacional. É uma oportunidade valiosa para alinhar práticas, discutir desafios e estratégias, além de promover a integração entre os profissionais da educação. Esse evento proporciona atualização sobre questões relevantes e emergentes na área educacional, incentivando a troca de experiências e boas práticas”, destacou Cássia Enéas, secretária de educação do Município.
Os principais objetivos da Jornada Pedagógica 2024 são: promover a qualidade do ensino; atualizar os profissionais da educação sobre questões pertinentes e emergentes; incentivar a troca de experiências e boas práticas; e planejar ações para o ano letivo que se inicia. Além disso, busca-se fortalecer a educação inclusiva, plural e integral, garantindo uma formação mais abrangente e equitativa para todos os alunos.
Programação
A programação abrange temas como inclusão, equidade, respeito às identidades culturais e de gênero, visando reconhecer que a construção de uma escola acolhedora envolve a participação ativa de todos: educadores, gestores, funcionários, alunos e suas famílias.
A segunda-feira (29/01) primeiro dia da Jornada, contou com uma palestra de Emison Benício, coordenador da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Horizonte, com o tema: “A importância da Educação Inclusiva na Construção de uma Escola com Equidade”. Na terça-feira (30/01), Márcio Brito, professor e mestre em Educação Pública ministrou palestra com a temática: “Escola como Espaço de Promoção da Educação Integral”. Os dois dias do evento aconteceram de forma remota.
Márcio Brito falou um pouco sobre sua abordagem e da mensagem que buscou passar: “Eu costumo dizer que é preciso colocar a equidade no centro e no chão da escola, na centralidade do processo pedagógico e para isso a gente precisa promover uma educação que seja mais integral. Integral não no sentido do tempo, mas no sentido de que ela não é reduzida apenas ao desenvolvimento de conteúdos das disciplinas da base comum curricular. Mas também tem ali uma preocupação com o desenvolvimento social da criança, com o seu desenvolvimento físico, intelectual, com os seus sonhos, com o seu projeto de vida. Que a escola, nessa perspectiva da equidade, possa ser acolhedora, ser um espaço de proteção ao estudante e que não seja um ambiente hostil”, disse.
Nesta quarta-feira (31/01), aconteceu, no Ginásio Joaquim Domingos Neto, a culminância da Jornada Pedagógica. Zelma Madeira, Secretária da Igualdade Racial do Ceará, ministrou a palestra magna com o tema: “Educação Acolhedora e Plural no contexto das Relações Étnico-Raciais”. A professora é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Além disso, é docente do curso de Serviço Social e do mestrado acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará.
Durante sua palestra a secretária Zelma reforçou o papel da educação no contexto das relações étno-raciais: “A educação transformadora é aquela que aposta na inclusão; na diversidade racial e de gênero; e numa visão de futuro. Eu estou aqui pela riqueza do tema, que não dá mais para adiar seu debate, precisamos trabalhar isso e entendemos que entre os professores presentes nesta Jornada têm pessoas que já fazem e fazem muito bem feito esse tipo de educação”, destacou.
Nos dois últimos dias (1° e 02/02) da Jornada Pedagógica, os profissionais participarão de atividades de planejamento individual e coletivo nas escolas. Esses são momentos para elaborar planos de aula, projetos pedagógicos e metas para o ano letivo, analisar resultados anteriores, identificar áreas de melhoria e traçar estratégias conjuntas para garantir o sucesso educacional de todos os estudantes. O planejamento é uma fase importante para alinhar as ações de cada unidade escolar com as diretrizes e políticas educacionais do Estado e Município.
A Prefeitura de Horizonte tem trabalhado para o pleno desenvolvimento da educação no Município, seja com infraestrutura, seja com programas ou políticas educacionais. Escolas reformadas e ampliadas, Centros de Educação Infantil (CEIs) entregues, ampliação de ensino em tempo integral para o ensino fundamental. Além da capacitação de profissionais de educação, além de outras políticas públicas voltadas para a área, objetivando entregar à população ensino de qualidade.