Ana Paula Cristóvão da Silva é formada em Serviço Social e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Pós-graduada em Gerontologia Social. Pós-graduanda em Medidas Protetivas para Crianças e Adolescentes com ênfase no Acolhimento Familiar e Institucional e Pós-graduanda em Perícia Social. Atuou em Horizonte como Assessora de Planejamento e Gestão do SUAS nos anos 2014 a 2016, e 2021 a 2022. Em 2018 a 2020 foi coordenadora do Serviço Família Acolhedora na Prefeitura Municipal de Fortaleza – CE/Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Pelo Centro de Formação e Inclusão Social (CFIS) Nossa Senhora de Fátima, foi Coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI em Fortaleza. Esteve servidora efetiva na Prefeitura Municipal de Carnaubal – CE, como assistente social 2009 a 2012. Participa do GT do Serviço Família Acolhedora do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária. Assumiu a Secretaria de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social em 2023 e agora será reconduzida para o cargo em 2025.
Todos têm direito, são cidadãos e precisam de apoio para crescer. A Secretaria de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social promove iniciativas que ajudam de perto os que mais precisam. Responsável pela política de Assistência Social do município, a pasta acredita que é fortalecendo os laços familiares e valorizando as pessoas que a Prefeitura transforma a vida da comunidade.
As ações da Secretaria visam proteger a família, a maternidade, a infância, o adolescente e o idoso; promover a integração ao mercado de trabalho; habilitar e reabilitar as pessoas com deficiências; orientar e encaminhar o usuário ao requerimento do Benefício de Prestação Continuada, bem como realizar sua revisão; promover a cooperação do município com órgãos e entidades estaduais e federais, responsáveis pelos serviços de assistência social; administrar e zelar pelas unidades de atenção à criança e ao adolescente, além de outros equipamentos sociais e monitorar e avaliar a rede de proteção de serviços.