Filtre por categoria
1 de outubro de 2019 Saúde

Campanha de hanseníase, verminose e tracoma bate meta e assiste mais de 5.000 crianças em Horizonte

 

 

Iniciada em 27 de agosto, a campanha de hanseníase, verminoses e tracoma, realizada pela Secretaria de Saúde de Horizonte, examinou 5.131 crianças, entre 1 a 10 anos, nas escolas municipais, em busca ativa para casos positivos, prevenção e tratamento dessas doenças. A ação foi finalizada no dia 30 de setembro, com 100% da meta estadual atingida.

Ao todo, foi detectado 65 casos positivos para tracoma e 4.800 crianças foram medicadas contra verminoses. Os exames são evasivos, simples e otimizados, sendo realizados pela equipe de vigilância epidemiológica, enfermeiros e agentes comunitários da Secretaria de Saúde.

"O objetivo da campanha é proteger as crianças, diminuindo ao máximo a incidência dessas doenças", diz a diretora de Vigilância em Saúde, Lívia Lima. "Ultrapassamos a meta estadual e conseguimos assistir em 100% o público alvo. Também medicamos de forma preventiva 4.800 crianças contra verminoses e atestamos preventivamente outros casos positivos para tracoma, que agora passaram para tratamento", explica.

Para a avaliação de tracoma é utilizado o exame ocular externo com uma lupa binocular de 2,5 vezes de aumento, onde o agente busca sinais clínicos da presença de folículos e cicatrizes na conjuntivite palpebral superior e alterações na posição dos cílios.

Para detectar os casos de hanseníase foi utilizado um formulário de autoimagem entregue aos pais ou responsáveis do aluno para preenchimento. As fichas são triadas pelos profissionais e os casos com lesões suspeitas da doença são
encaminhadas a Unidade de Saúde de origem.

 

 

CONHEÇA - PREVINA - TRATE

Hanseníase
Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses
Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma
Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.