O objetivo da data é, além de reconhecer o papel fundamental da educação, buscar meios de aumentar a cooperação internacional em prol de sua efetivação
O Dia Internacional da Educação é celebrado nesta quarta-feira (24/01). A data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2018 como uma maneira de reconhecer a importância vital do ensino para o desenvolvimento sustentável e promover a consciência de que esse é um direito humano essencial. O objetivo é, além de reconhecer o papel fundamental da educação, buscar meios de aumentar a cooperação internacional em prol de sua efetivação.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sem uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e sem oportunidades ao longo da vida para todos, os países não terão sucesso para alcançar a igualdade de gênero e romper com o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás.
“Em nível global, celebrar a educação significa reconhecer a base essencial para o desenvolvimento social, cultural e econômico de um país. No contexto local, para Horizonte, essa data é especial, pois reforça nosso compromisso com a construção de uma comunidade educadora, alinhada aos princípios da dignidade, inclusão e desenvolvimento integral”, destaca Cássia Enéas, secretária de Educação de Horizonte.
A Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Educação, tem trabalhado para o pleno desenvolvimento da educação no Município, seja com infraestrutura seja com programas ou políticas educacionais. Escolas reformadas e ampliadas, Centros de Educação Infantil (CEIs) entregues, implantação de ensino em tempo integral para o ensino fundamental, além de outras séries de políticas públicas voltadas para a área, essas ações têm como base as diretrizes reafirmadas neste 24 de janeiro.
Além disso, em relação às políticas e programas educacionais de Horizonte, destacam-se o “Programa Dignidade Íntima”, que não apenas aborda a pobreza menstrual, mas também promove educação e saúde, garantindo dignidade e inclusão para mulheres em vulnerabilidade social; o “Projeto Afetos”, que foca no desenvolvimento socioemocional da comunidade educacional; o “Projeto Girassol”, que visa criar um ambiente acolhedor para famílias de crianças com deficiência; e o “Projeto Forunzito da Infância”, uma ação que desenvolve as habilidades e promove o protagonismo das crianças na primeira infância.
Há também o “Ampliando Horizontes”, uma política a qual se destaca por fomentar a Educação para as Relações Étnico-Raciais, proporcionando experiências pedagógicas enriquecedoras sobre a cultura quilombola; e o CLIC, Programa de Inclusão Digital, que reforça o compromisso do Município com a equidade, garantindo acesso à tecnologia e estimulando práticas inovadoras.
“Essas ações têm impactado positivamente na vida dos nossos alunos, comunidade escolar e cidadãos de Horizonte, contribuindo para a promoção da saúde, inclusão social, desenvolvimento socioemocional e conscientização sobre diversidade. Ao celebrar o Dia da Educação, reafirmamos nosso comprometimento em construir uma sociedade mais justa, igualitária e preparada para os desafios do futuro”, ressaltou Cássia Enéas.