O Município de Horizonte está unindo esforços para combater os riscos de transmissão do novo coronavírus. Foi montada uma Força Tarefa composta pela Prefeitura de Horizonte – representada pelas Secretarias de Saúde e de Segurança, Demutram e Guarda Municipal – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para fiscalizar os comércios de Horizonte. O trabalho está sendo acompanhando pela 1ª. Promotoria de Justiça da Comarca de Horizonte.
Na manhã desta terça-feira (14/04), já foram notificados 22 estabelecimentos comerciais e feirantes para, num prazo de 24 horas, se adequarem ao Decreto do Governo do Estado. Entre as regras que precisam ser cumpridas está a disponibilização de máscaras de proteção para todos os funcionários; álcool em gel 70% ou lavatório com sabão líquido de fácil acesso aos clientes; observar distanciamento de 2 metros em filas de atendimento e controlar o acesso de clientes a fim de evitar aglomerações.
Já os casos de comércios que não são considerados essenciais, a orientação é interromper as atividades até que um novo Decreto do Governo estabeleça a normalidade do funcionamento de comércios e serviços.
Todos os comerciantes assinaram o Termo de Notificação e uma cópia será remetida ao Ministério Público.
A estratégia de fiscalização dos comércios foi definida em reunião na última segunda-feira (13/03) que contou com as presenças do prefeito Chico César, do presidente da Câmara, vereador Carlos Gomes, da promotora de Justiça, Dra. Maurícia Furlani, do secretário de Saúde, Everardo Cavalcante, do secretário de Segurança, Capitão Xavier, do secretário de Educação, Reginaldo Cavalcante, do Procurador de Horizonte, Renato Monteiro, do Delegado do Município, Dr. Ed Carlos, do Comandante do BPM, Coronel Alcântara, do Comandante dos Bombeiros, Coronel Oliveira e mais os representantes da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Tutelar e da Vigilância Sanitária.