A política pública tem como principal objetivo a qualificação profissional de jovens e adultos horizontinos
Nessa segunda-feira (05/02), a Prefeitura de Horizonte recepcionou os novos convocados da Seleção Pública do Programa Qualifica Horizonte. O segundo edital de chamamento convocou profissionais de gestão em monitoramento e acompanhamento de pessoas (apoio e inclusão), gestão em acompanhamento, suporte e apoio educacional (assistente de sala de educação infantil) e gestão em trânsito e transporte. Ao todo 90 pessoas foram chamadas, perfazendo um total de 210 bolsistas convocados na somatória dos dois editais.
O Programa QUALIFICA HORIZONTE foi implantado em 2023, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Horizonte em ação conjunta com a Fundação CETREDE que coordena e executa as atividades do Programa junto às Secretarias, demais Órgãos da Gestão Municipal e Bolsistas. Participam dessa iniciativa o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social, a Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo, Agropecuária e Recursos Hídricos, a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.
A recepção dos novos bolsistas, que aconteceu no Auditório Angélica Maria Gomes Ximenes, 2º Piso, Secretaria Municipal de Educação de Horizonte, Estádio Domingão, Rua Baturité, Nº 770, Planalto Horizonte, foi um momento de integração e de palestras sobre as atividades que os convocados na seleção desempenharão.
A professora Gorete Araújo participou do momento e contou um pouco da sua vivência em sala de aula e no serviço público de forma geral. A servidora ressaltou o papel da Secretaria de Educação na integração e adaptação dos novos profissionais: “Para nós, enquanto Secretaria, é um prazer receber vocês (novos convocados). Quero ressaltar que podem contar conosco. Esta é uma oportunidade que precisa ser abraçada. Minha mãe sempre me dizia, ‘tudo que formos fazer, temos que dar nosso melhor’. Vocês estão tendo uma oportunidade única”, disse.
Dentre os objetivos do Qualifica, que acontece mediante a concessão de Bolsas pela Prefeitura aos cidadãos que integram o Programa, estão a formação pessoal e profissional de forma teórica e prática dos Bolsistas; a geração de oportunidades para a inserção no Mercado de trabalho; a melhoria do atendimento no Serviço Público Municipal e o atendimento a necessidades relativas à prestação do serviço público municipal.