O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Quilombolas de Alto Alegre retomou, nessa segunda-feira, 11 de setembro, os Fóruns Permanentes de Combate ao Racismo. A iniciativa, que já havia sido realizada em 2016, pelo Núcleo de Igualdade Social, está sendo retomada por meio do Núcleo de Promoção da Política de Igualdade Racial (NUPPIR).
O primeiro fórum, realizado no auditório da Associação dos Remanescentes de Quilombos de Alto Alegre (Arqua), teve como tema o “Racismo Capilar”. A palestra foi ministrada por Dinha Lucena, ativista e pesquisadora do tema.
O evento contou com a participação de membros ativos da comunidade, estudantes e representantes da escola Estadual Quilombola. O objetivo central é proporcionar um espaço aberto e inclusivo para discutir a fundo as questões relacionadas ao racismo.
“Não queremos combater o racismo e a desigualdade racial apenas em nosso espaço. Estamos determinados a levar a discussão sobre a política de igualdade social para todos os cantos”, afirmou Ana Paula Cristóvão, secretária de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social.
A parceria estabelecida com a Arqua assegurará que os Fóruns Permanentes de Combate ao Racismo aconteçam mensalmente. Esses encontros desempenham um papel crucial na consolidação da Política de Igualdade Racial e na coordenação das ações do PAIF/SUAS, reafirmando o compromisso incansável do CRAS Quilombolas na construção de um horizonte onde o racismo não tenha lugar.