O passeio fez parte de uma série de eventos em comemoração aos 37 anos do município de Horizonte
Na última sexta-feira (08/03), ocorreu o Pedal Delas, um passeio ciclístico em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Organizado pela Prefeitura de Horizonte, o evento teve sua concentração e saída na Praça Ana Diamantina de Sousa (Praça do Zumbi), passou por algumas das principais vias da cidade e encerrou no Mercado Público de Horizonte, onde foi realizado sorteio de brindes.
Antes de iniciar o Pedal Delas, a primeira-dama e deputada estadual Jô Farias falou sobre o Dia Internacional das Mulheres e da dificuldade que o gênero feminino tem encontrado em todas as áreas da sociedade. Ela defendeu que as mulheres tenham mais independência e autonomia para viver e realizar seus planos, sem correr o risco de perder a vida apenas por querer ser livre.
“Eu tenho 64 anos, mas quero dizer para vocês que é possível. Nosso tempo é hoje, nosso tempo é agora. Não podemos deixar para depois nossos sonhos, projetos e esperança. Represento aqui todas as mulheres do Ceará, tudo que levo do meu trabalho é de escutar a voz de cada uma de vocês. A gente tem que comemorar, mas tem que ficar alerta por dados muito tristes em relação a violência contra a mulher, violência domiciliar e violência sexual. Não podemos nos calar”, disse a primeira-dama.
Sâmia, assistente social que nasceu e se criou em Horizonte, disse que fica muito feliz pelo crescimento da cidade nesses 37 anos. Ela comentou sobre o Dia Internacional da Mulher: “Para mim significa muita luta, todas as mulheres recebem flores e chocolates, mas na verdade elas merecem mesmo receber é valorização, reconhecimento da força que têm. Devem ser reconhecidas por serem lutadoras, mas também podem ser mimadas (risos)”, disse.
Em relação ao Pedal Delas, Sâmia elogiou o evento porque coloca a mulher em um local de destaque. Num dia tão especial é preciso relembrar sempre a importância do gênero feminino que enfrenta muitas vezes dupla jornada. “Nessa correria do dia a dia, as mulheres têm vários turnos, tanto em casa como no trabalho. Além da prática da atividade física, é muito importante chamá-las para esse momento, isso reafirma a representatividade e homenageá-las. O Pedal faz isso”, disse.
Após o passeio, que contou com a presença de mais de 700 pessoas, foram realizados sorteios de brindes doados pelos parceiros. Uma das ganhadoras foi Thayná Pereira, que se emocionou durante o recebimento: “Eu não iria participar do Pedal Delas, por questões pessoais, mas quando me disseram que haveria o sorteio da cinquentinha, eu me arrepiei toda. Até disse para minha prima, ‘esse moto vai ser minha’”, comentou emocionada.