A Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Educação realizou nesta terça-feira (14/11) o VI Seminário de Educação Étnico-Racial de Horizonte, Com o tema central: “20 anos da Lei 10.639/03: avanços e desafios para uma educação antirracista.”
O Seminário ocorre no mês em que se comemora a Semana da Consciência Negra, em alusão às lutas e resistência desta população, tem como proposta a discussão sobre as questões étnico-raciais com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para práticas educativas que valorizem as diversas culturas presentes no município de Horizonte.
A educação étnico-racial é uma ferramenta poderosa para promover a igualdade, o respeito e a valorização de todas as raças e etnias. É através dela que podemos desconstruir estereótipos, preconceitos e promover a inclusão em nossas escolas e sociedade.
Foi um momento importante de reflexão, debate, socialização de experiências e do fortalecimento de práticas pedagógicas que envolvam a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e o ensino de História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, bem como a Educação Escolar Quilombola, na rede municipal de ensino de Horizonte.