A noite foi marcada por muita emoção, fé e gratidão.
Na quarta-feira (06/03), a Prefeitura de Horizonte, em parceria com a Paróquia São João Batista, promoveu uma Missa em Ação de Graças em comemoração aos 37 anos de emancipação de Horizonte. A Noite Católica foi celebrada pelo padre Antônio Furtado e teve show de acolhida da cantora Ticiana de Paula. O evento foi marcado por emoção, fé e gratidão. A festa contou com canto de parabéns e show pirotécnico.
A cerimônia faz parte de uma série de eventos e inaugurações em comemoração aos 37 anos de emancipação política do município de Horizonte. A gestão municipal acredita que, pela história construída ao longo desses anos, o que não faltam são motivos para celebrar. Por isso, sempre pensando em entregar o melhor para os horizontinos, preparou uma programação arrojada e animada.
“Quero saudar o padre Antônio Furtado pela presença, dizer que estávamos com saudade, saudar também o padre Jesus, que em todos os momentos tem sido muito amigo e parceiro da nossa gestão. Agradeço ao padre Cleriston e em seu nome quero agradecer a todos que fazem a Igreja. E uma saudação especial a toda a população de Horizonte. Hoje, nesses 37 anos de Horizonte, os que nasceram aqui e os que foram adotados pela cidade, assim como eu e a Jô, têm que agradecer a Deus pelo dom da vida e por todas as coisas boas conquistadas ao longo desses 37 anos”, falou o prefeito Nezinho.
Noite Católica de Horizonte
Responsável pela paróquia de Horizonte, Padre Jesus comentou sobre a Noite Católica: “Estivemos aqui hoje, dia 6 de março, comemorando o dia de emancipação da cidade de Horizonte. Nessa noite celebramos uma grande missa com a presença do padre Antônio Furtado com a participação dos nossos paroquianos. Fizemos com alegria esse dia festivo, cantando, rezando, agradecendo a Deus por todo o trabalho e pedindo a Ele que abençoe o prefeito Nezinho e a Jô Farias, primeira-dama e deputada estadual. Que Deus os abençoe e que eles possam sempre, com toda a sua equipe, enquanto gestores, fazer o melhor para todos horizontinos”, destacou.
A Noite Católica surgiu de Projeto de Lei proposto na Câmara Municipal, no ano de 2007, pela então vereadora e atual deputada estadual Jô Farias. De acordo com a Lei Nº 597, de 2 março, ficou instituída a participação das igrejas cristãs no calendário dos eventos do aniversário do município de Horizonte. As Igrejas Católica, em forma de missa em ação de graças, e evangélicas, em forma de culto de oração e louvor.
Até a época da criação da normativa, tanto católicos quanto evangélicos não eram contemplados durante as festividades do aniversário de Horizonte. Agora há celebrações para católicos, o que amplia o público atingido pelas ações no calendário de comemorações.
Seu Edmundo mora em Horizonte há mais de 30 anos, ele, que já compareceu a várias edições da Noite Católica ressaltou a relevância da Igreja para a cidade, sem esquecer da festividade dessa noite: “Esse dia é importante não só por conta do aniversário do Município, mas também pela presença do padre Antônio Furtado, pela sua história na cidade e por alegrar muita gente. É preciso entender também que a Igreja Católica tem um papel social muito grande. Ajuda na recuperação de pessoas viciadas, ajuda no combate à fome e muito mais. Esta noite traz esse reconhecimento”, disse.
Moro em Horizonte há mais de 20 anos, a Noite Católica é muito importante porque agrega e junta as famílias. Reúne todos os católicos da cidade num momento de afirmação e presença de Deus. A Igreja Católica, promove o fortalecimento da família e prega sobre a evangelização de Cristo. Isso é o que viemos buscar nesta noite”, comenta Lucivanda, que também esteve presente na Celebração de quarta-feira.