O Município de Horizonte recebeu na tarde da quarta-feira, 03, o Selo Município sem Racismo, certificação pertencente a campanha Ceará sem Racismo, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir). A solenidade ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Este reconhecimento destacou Horizonte como uma das cinco cidades a receber esse selo, por seu compromisso com a equidade racial e pelas ações implementadas para fortalecer e valorizar a população negra, as comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos.
A dedicação à garantia dos direitos e à valorização dos povos negros e a comunidade quilombola tem sido uma prioridade fundamental no município. Este reconhecimento não só reflete o firme compromisso com a igualdade racial, mas também reforça a dedicação em construir uma comunidade mais justa e inclusiva.
A solenidade contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero, da deputada estadual Jô Farias, da Secretária da Igualdade Racial do Ceará Zelma Madeira e outras autoridades.
Representando o município de Horizonte, estiveram presentes o prefeito Nezinho Farias; a Secretária de Educação Cássia Enéas, a Secretária de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social Ana Paula Cristóvão, e representantes da comunidade Quilombola de Horizonte.
Comunidade Quilombola de Alto Alegre
No ano de 2005 a Comunidade Quilombola de Alto Alegre foi reconhecida pela Fundação Palmares, uma entidade ligada ao governo federal, que cuida das políticas públicas para os povos quilombolas. A comunidade quilombola de Alto Alegre é uma das 50 comunidades quilombolas reconhecidas do Ceará. Esse reconhecimento trouxe vários benefícios para a comunidade de Alto Alegre. A partir disso, a ARQUA (Associação dos Remanescentes Quilombolas de Alto Alegre ), em parceria com diversas instâncias governamentais, desenvolve vários trabalhos junta à comunidade do Alto Alegre.