O trabalho de prevenção e cuidados durante o carnaval acontece desde o início de fevereiro
A Secretaria Municipal de Saúde de Horizonte, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social, realiza, desde o início de fevereiro, várias atividades preventivas, com palestras e panfletagem, sobre o uso de preservativos em relações sexuais durante o carnaval. O trabalho visa orientar para os cuidados de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez inesperada.
Durante os quatro dias do tradicional carnaval da Avenida do Canal (José Euclides Ferreira Gomes), funcionários da Secretaria de Saúde têm panfletado e distribuido preservativos masculinos para os foliões. Lucas Amaral, farmacêutico, Coordenador de Articulação em Saúde, falou sobre a ação desenvolvida: Trabalhamos a questão da prevenção. Alertamos para que o folião venha a fazer uso do preservativo durante a relação. A gente sabe que o Carnaval é uma época de bastante exposição. É o papel da Secretaria de Saúde está aqui falando sobre a prevenção, falando sobre se cuidar, sobre o autocuidado”, ressaltou.
Lucas contou sobre como tem sido a receptividade das pessoas ao serem abordadas para entrega de folders e do preservativo: “Está sendo muito boa, o que temos visto é que eles vêem como algo positivo. Alguns ainda recusam o preservativo por questão de preconceito. Mas a ação tem acontecido com normalidade e tranquilidade. O pessoal está aceitando bem”, disse.
O trabalho de prevenção e cuidados durante o carnaval acontece desde o início de fevereiro. A Secretária de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde reforçaram para a população, nos últimos dias de pré-carnaval, sobre a necessidade de prevenção contra ISTs, e realizaram a entrega de preservativos. Além disso, foi realizada ações nas escolas do Município com os estudantes de ensino médio.
A Secretária de Saúde ressalta que durante essa semana houve uma intensificação de dispensação de preservativo masculino. Além disso, nos dias de Hori Folia, a UPA e o Hospital disponibilizam o preservativo gratuitamente.
A campanha realizada objetiva alertar as pessoas e colocar na cabeça delas que nossa vida é única e nós precisamos cuidar dela. Logo, a distribuição de preservativo é exatamente para evitar gravidez indesejada, Hepatite B e C e mais tantas outras ISTs.
Suporte com profissionais e ambulância
Além de todo o trabalho preventivo contra ISTs e gravidez inesperada, a Secretaria de Saúde tem ambulâncias de prontidão em todos os locais onde acontecem eventos do Hori Folia. Especialmente na Avenida do Canal há duas ambulâncias em pontos estratégicos. Os veículos dão todo suporte para atendimento emergencial dos foliões. Durante os quatro dias, dois técnicos de enfermagem estão a postos para atender o público. Os profissionais ficam soube a supervisão de um coordenador de enfermagem. As equipes atuam em situações de trauma, algo grave ou uma coisa mais simples, como queda de pressão.