O projeto concentra seus esforços em três eixos fundamentais: servidores, alunos e familiares. Para cada eixo, há uma ação correspondente, como Círculos de Construção de Paz, Acolhimento e Escutas Qualificadas, Palestras Educativas, Rodas de Conversas, Vivências Terapêuticas e Formações Continuadas (FLUIR DAS EMOÇÕES).
O projeto tem como principal objetivo, promover um espaço de reflexão acerca dos sentimentos e das ações, proporcionando assim, entre os envolvidos a prática da gestão das emoções, aplicação do pensamento crítico na resolução de desafios, bem como o aprimoramento da criatividade, estímulo ao exercício da liderança, empatia, solidariedade, promovendo relações sociais positivas, e tomadas de decisões de maneira responsável e assertiva.
Ao longo do seu primeiro ano de execução, o Projeto Afetos impactou de maneira significativa a comunidade escolar alcançando: 1637 profissionais, 527 estudantes e 387 famílias. Este alcance expressivo não apenas evidencia o sucesso operacional do projeto, mas também confirma sua eficácia em fomentar o desenvolvimento socioemocional na comunidade escolar.