Em 2024, o tema da campanha é “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”
O mês de janeiro é considerado por muitos o início de um novo ciclo de vida. Nesse sentido, a campanha Janeiro Branco foi criada como um movimento que objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional, reduzindo o estigma em torno de temas como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
Em 2024, o tema da campanha é “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”. A Psicóloga do Caps Geral de Horizonte, Diana Laureano, falou sobre alguns cuidados os quais podemos ter para que nossa mente cultive uma rotina mais leve e saudável todos os dias, evitando depressão, ansiedade e outros adoecimentos.
“Se cuidar é fundamental, se a gente não se cuida não consegue cuidar de mais ninguém. É preciso se olhar e se perceber. Está tudo bem não estar bem o tempo todo. Além disso, é preciso falar sobre o que nos incomoda, falar com pessoas de nossa confiança, procurar ter momentos de lazer, ter momentos de descanso. Ninguém é uma máquina e até as máquinas param em algum momento. Procure hobbies, procure ter prazer em viver”, orientou a psicóloga.
Caso a população necessite de ajuda profissional, a Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Saúde, oferece diversos pontos de apoio, que realizam um trabalho de promoção da saúde mental, de prevenção e cuidado. Os atendimentos acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Caps geral, no Caps AD e no serviço de urgência e emergência da UPA 24 horas.
Por que Janeiro Branco?
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. A campanha tem como objetivo criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral.
Saúde Mental
Saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”.
Com isso, falar de saúde mental abrange a promoção de saúde, ou seja, é ter espaço para falarmos da nossa subjetividade, das nossas emoções e sentimentos; é avaliarmos nosso propósito de vida; é conseguir observar e lidar com o desenvolvimento das diversas áreas da nossa vida, o que inclui não apenas saúde física, mas também relacionamentos interpessoais, espiritualidade, hobbies, profissão, contribuição social, desenvolvimento intelectual, entre outras.