Filtre por categoria
10 de setembro de 2019 Saúde

UBS do Zumbi já trabalha com horário de atendimento ampliado para toda a população de Horizonte

UBS do bairro Zumbi agora com horário de atendimento ampliado. 

 

A população de Horizonte já conta com o horário de atendimento ampliado das 7h30 às 19h30 para os serviços da Unidade Básica de Saúde José Gomes da Silva, no bairro Zumbi. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira,  9, e faz parte da implementação do Programa Saúde Na Hora, do Governo Federal, através da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Horizonte.

O equipamento, que também funciona normalmente durante horário de almoço, das 12h às 13h, oferta consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal e é destinada a toda a população do Município, independente do bairro de origem.

Para o morador Marcus Bandeira, a ampliação irá beneficiar muitos pais e mães que trabalham e não tinham condições de comparecerem a consultas médicas ou acompanhar seus filhos sem se ausentarem do trabalho.

“É muito interessante, principalmente para a gente que trabalha no período diurno. Esse novo horário vai facilitar muito para nós, horizontinos. Só tenho a agradecer ao Prefeito Chico César por essa oportunidade. Está muito bom o atendimento. Nota 10!”, comentou Marcus, ao sair de um atendimento na noite desta segunda.

A diretora da Unidade Básica, Silvia Helena Bezerra da Silva, ressalta que o mesmo serviço oferecido ao usuário da manhã agora também é garantido no período ampliado até as 19h30. “Contamos com médicos, enfermeiros, técnicos, sala de vacinação, de curativos e coleta para exames laboratoriais. Todo o aparato para atender a população agora em um novo horário”, explica.

Em visita a UBS na noite de ontem o secretário Everardo Cavalcante atestou que a satisfação dos usuários com a novidade. “Essa é mais uma melhoria da administração do Prefeito Chico César na saúde de Horizonte. As pessoas estão satisfeitas com essa nova oportunidade que estamos abrindo à população que trabalha ou tem ocupações e não podia comparecer às consultas no horário normal”, reforçou o secretário. Para ele, a medida também ajudará a desafogar a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nos serviços básicos de receitas, exames ou consultas fora do quadro de urgência e emergência.

Ainda segundo o secretário, se a iniciativa se confirmar um sucesso, a Prefeitura de Horizonte poderá buscar a negociação junto ao Governo Federal para incluir outras unidades dentro do mesmo programa.

“Nesse momento, a parceria com o Governo Federal só permite a ampliação do horário nas Unidades que tivessem mais de duas equipes, como a UBS do Zumbi. Se a população buscar os serviços, nós vamos até o Governo Federal para ampliar as unidades que também tenham apenas duas equipes, como Diadema, Catolé, Planalto. Vai depender do sucesso dessa primeira tentativa”, explica Cavalcante.

 

UBS José Gomes da Silva
Rua Luiz Porfírio de lima, nº 148 – Zumbi
Tel.: 3336.6055